quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Alguns pontos básicos para o Mkt Online

Copiei tudo, tudo mesmo de um blog que esqueci o nome. Por isso vocÊs vão ver alguns pontos subjetivos, vale ressaltar que não são meus. Isso é uma cópia.

Estratégia de Marketing Online: Pontos Fundamentais

#1 - Defina seus Objetivos

Se você não tem metas, não há porque ter uma estratégia. Logo definir seus objetivos é o ponto básico inicial de qualquer ação, pois assim você garante que todos os esforços da campanha serão voltados para atingir essas. Lembre-se: tempo é importante, então não se dê ao luxo de perder tempo com o desnecessário.

Para ajudar a definir bem a sua meta, veja qual foi sua motivação para pensar em elaborar uma estratégia de Marketing, quais são suas necessidades e de seu público e o que faria você considerar uma ação como bem sucedida. Seja realista em sua análise, afinal é o resultado dela que dará sentido a ação que você está querendo elaborar.

Tendo seu objetivo final decidido, será bem mais fácil traçar os objetivos “intermediários” (aquelas etapas que precisam ser vencidas durante o processo) e até identificar o que não é objetivo, diminuindo seu gasto de energia e tempo em coisas que não serão necessárias para sua ação.
#2 - Conheça seu Público-alvo

Toda e qualquer ação de Marketing é voltada para algum tipo de público, então defina o público que você quer atingir com suas ações e se seus objetivos estão de acordo com esse público (afinal você não quer ser do tipo que divulga grupo de pagode em show de heavy metal, certo?).

Conseguir responder a perguntas como “Onde seu público está navegando?”, “Como ele interage com seu site?”, “Quais são os assuntos que gostam?”, “Que tipo de serviço/produto preferem consumir?”, “O que gostam e o que não gostam?” etc. é essencial para ajudar a definir melhor o perfil das pessoas que deseja atingir, além de conhecer coisas básicas dessas personas como definição demográfica, necessidades e limitações desse público (pode ser esbarre em limitações tecnológicas, intelectuais etc.).
#3 - Apresente-se apropriadamente

Ações online costumam levar o usuário para onde mesmo? Sim, para um site. Então este site precisa estar adaptado ao público-alvo dele.

Não falo aqui em mostrar um site com um layout estiloso, usando flash e coisas do tipo (quesitos visuais também dependem do público que você deseja atingir). O seu site precisa literalmente dizer algo ao usuário, persuadi-lo assim que ele entra, pois o tempo que você tem para prender a atenção do usuário é pequeno. A identificação visual é um facilitador dessa comunicação entre site e usuário, pois ela ajuda a aumentar a pré-disposição que seu usuário tem em se manter no seu site.
#4 - Fale a língua do seu público

Depois de passar pelo visual, é hora de seu público ver o que você tem a oferecer.

Não adianta apresentar seu produto/serviço de uma forma que só você se interessa: seja claro e comunique-se da forma se seu público costuma se comunicar (isso não significa encher uma frase de gírias para se comunicar com o público adolescente, ok?). Além disso, estruture as informações da forma mais intuitiva possível e certifique-se de que todos os elementos do seu site têm sentido para estarem ali.
#5 - Crie Laços

Público-alvo definido e metas sendo atingidas. O que fazer depois disso? Crie laços, conexões, com seu público-alvo, afinal de contas assim como você odeio ser esquecido, seu público também odeia ser deixado de lado (sem contar que é mais barato manter um cliente do que conquistar um novo - use isso a seu favor!).

Há muitas ferramentas que ajudam na construção e manutenção dessa relação com o público (como RSS, e-mail marketing, social media), mas cuidado para não exagerar. O excesso de ‘contato’ com esse público pode ser encarado como uma falta de respeito e interrupção desnecessária, desestimulando-o a manter essa relação com você (encare as coisas como um namoro: se você pegar muito no pé da sua namorada, ligando várias vezes ao dia por exemplo, uma hora ela enjoará de você).
#6 - Gabe-se modestamente

Antes de tudo: o “modesto” aqui foi usado no sentido de controlado, sem exageros. Você vê seu site/produto/serviço e acha ele ótimo, pensa “eu nasci para fazer isso e isso excelente!”, mas não é exatamente assim que você deve vender seu peixe. Lembre-se: pessoas consomem vantagens.

O que você faz pode ser ótimo, mas você precisa oferecer algo para seu público para que ele conclua isso também. Não adianta falar “As MELHORES Rosquinhas do mundo estão no Orkut”, pois se seus usuários não identificarem vantagem nenhuma nisso, eles simplesmente vão ignorar a mensagem. Dê subsídios para que eles concluam o que realmente é melhor e evite conceitos subjetivos demais como “melhor”, pois adjetivos assim não necessariamente passam a certeza e vantagem que seu usuário procura, além de que cada um interpreta esse tipo de conceito de uma forma não muito previsível.
#7 - Analise e Ajuste-se

Observe cada etapa do desenvolvimento de sua estratégia, debruçando-se sobre todas as informações que você consegue coletar durante a execução da estratégia traçada. Só avaliando o desempenho de cada etapa que você será capaz de dizer onde suas ações deram certo ou errado, o que você precisa mudar, qual perfil de público foi mais atingido, o que faltou, insights etc.

O bom de trabalhar com Marketing Online é que ele oferece inúmeras ferramentas que ajudam na hora de mensurar o desempenho de suas ações, mas se você não estiver disposto a analisar os resultados, é melhor nem começar uma ação de Marketing.

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